top of page
Buscar

A Psiquiatria, o Psiquiatra e o Paciente

  • Foto do escritor: cassandrasiqueira
    cassandrasiqueira
  • 16 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Existem características da psiquiatria que nos colocam, psiquiatras, em posição especialmente diferente dos outros médicos.


A doença mental difere das outras doenças em 2 modos: primeiro pelo impacto mais direto no funcionamento cognitivo e afetivo do indivíduo e segundo pela percepção da sociedade e da própria pessoa sobre esse estado de adoecimento.


Como psiquiatras, precisamos ser um pouco cientistas e um pouco filósofos, lidar com o avanço tecnológico, as evidências, assim como com as controvérsias relacionadas a questão dos diagnósticos de problemas mentais e com o estigma social destes e da nossa profissão.


Somos um pouco isso e um pouco aquilo, e no fundo somos médicos, somos chamados a agir sobre, a fazer algo para aliviar a dor e o sofrimento palpáveis, mas sem jamais anular a pessoa da qual cuidamos.


Frequentemente somos desafiados a encontrar o equilíbrio terapêutico entre respeitar a autonomia e o papel de auxiliar aquele que está vulnerável com comportamentos complexos, algumas vezes colocando-se e aos outros em risco.


Sim, existe um outro e, de modo mais abrangente, vários outros do lado de lá.


A psiquiatria é um trabalho de grande exigência técnica e ética.


Recentemente perguntei no Instagram quais as habilidades e virtudes de um bom psiquiatra. A mais citada foi empatia.

Incrivelmente, a capacidade do psiquiatra de perceber e compreender empaticamente o outro, sabendo bem que é distinto da sua experiência, aumenta as chances de se tratar de forma mais eficaz a pessoa que pede auxílio.


Na realidade profissional, junto à empatia, me sinto mobilizada a desenvolver várias características.

Ultimamente tenho percebido como importante duas delas: paciência e perseverança.


Existem atributos que fazem de alguém um bom psiquiatra.

Para um bom paciente eu também poderia dizer algumas coisas, mas hoje digo que um bom paciente é aquele que sabe que também existe um outro do lado de cá.


Reflexões psiquiátricas para o dia do psiquiatra.

13 de Agosto de 2023.


Cassandra Siqueira, psiquiatra.

CRM PR 28567 / RQE 24096


 
 
 

Comments


© 2019 por Cassandra Siqueira.

bottom of page